Login Associado

Notícias

26 de junho – Dia Nacional do Diabetes –  Ação Social da Biomedicina, em Itaquera, realiza testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci, região central da capital paulista

27 jun
26 de junho – Dia Nacional do Diabetes  –   Ação Social da Biomedicina, em Itaquera, realiza testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci, região central da capital paulista

26 de junho – Dia Nacional do Diabetes

 Ação Social da Biomedicina, em Itaquera, realiza testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci, região central da capital paulista

Neste domingo, 26, Dia Nacional do Diabetes, a Associação Paulista de Biomedicina (APBM) realiza, das 8h às 12h, testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci (São Paulo – SP). O apoio é do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1).

A ação social conta com profissionais biomédicos habilitados em Análises Clínicas e estudantes de universidades paulistas voluntários no atendimento à população interessada. O objetivo é chamar atenção para a importância da prevenção e controle do Diabetes Mellitus (DM).

De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de  doentes adultos (20 a 79 anos), atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de pessoas.

Para os especialistas, o crescimento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física. No entanto, os níveis de diabetes tipo 1, com início na infância, também estão aumentando.

Segundo o estudo, a crescente urbanização e a mudança de hábitos de vida – como maior ingestão de calorias, aumento do consumo de alimentos processados e estilos de vida sedentários -, são fatores que contribuem  para o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em nível social.

Principais sintomas: Tipo 1 – vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito; Tipo 2 – infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Prevenção: Pacientes com histórico familiar de DM devem ser orientados a manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, praticar atividade física regular. Pacientes com longa história de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes e, especialmente, os idosos (com mais de 60 anos), independente do tipo de diabetes, não tem maior risco de infecção da COVID-19, mas sim, de maior gravidade da doença (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/.

Antecedendo as ações, na tarde de sábado, dia 25, cerca de 80 pessoas realizaram teste de glicemia em Itaquera, zona leste da capital (Fotos).

Sobre a APBM: Fundada em 1994, a Associação Paulista de Biomedicina, presidida pelo dr. Edgar Garcez Júnior, visa atender as necessidades dos profissionais biomédicos na sua organização, educação continuada, defesa das prerrogativas da profissão e promoção de eventos culturais. Para isso, realiza cursos, palestras, simpósios, titulação (suficiência e especialista) e desenvolve programa de educação corporativa.

Sede

Av. Lacerda Franco, 1073 – Cambuci – São Paulo – SP – CEP 01536-000

Atendimento ao público

Rua Clímaco Barbosa, 217 – Cambuci – São Paulo – SP – CEP 01523-000

Compartilhar

Outras notícias

03 abr

Biomedicina Estética em destaque na Casa do Biomédico

Biomedicina Estética em destaque na Casa do Biomédico    No próximo sábado, dia 6, a Casa do Biomédico ‘Wilson de

12 mar

Qualidade e confiabilidade: Eu confio no laboratório

Qualidade e confiabilidade: Eu confio no laboratório Como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância dos laboratórios de análises

08 mar

Programa de pós-graduação digital em Técnicas e Pós processamento em Ressonância Magnética – 25% de desconto para associados APBM

Estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação digital em Técnicas e Pós processamento em Ressonância Magnética. Inscreva-se em:

08 mar

Pós-graduação digital em Técnicas e Pós – processamento em Tomografia Computadorizada. – 25% de desconto para associados APBM

Estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação digital em Técnicas e Pós processamento em Tomografia Computadorizada. Inscreva-se em:

05 mar

Arboviroses e Covid-19

    Infecções potencialmente graves como a dengue, a zika, a chikungunya e a covid-19 podem iniciar com sintomas semelhantes,

23 jan

Convocamos você a participar do lançamento de mais uma campanha de valorização dos laboratórios

Prezado associado, A Associação Paulista de Biomedicina tem um convite muito importante a lhe fazer: convocamos você a participar do

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE BIOMEDICINA – APBM, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº 00.575.711/0001-94, fundada em 16 de setembro de 1994, com sede e foro na cidade São Paulo – SP, na Avenida Lacerda Franco, nº 1073, Cambuci, CEP 01536-000, São Paulo – SP.

AVISO DE PRIVACIDADE