No início dos anos 90, precisamente em 16 de setembro de 1994, por iniciativa do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região – CRBM1, foi criada a Associação Paulista de Biomedicina – APBM. A criação adveio da necessidade de iniciar um processo de titulação dos profissionais biomédicos com a finalidade de aprimorar e capacitar os profissionais e promover o destaque curricular e profissional dos associados que detinham o título de especialista na habilitação escolhida.
Em 2020 a APBM foi reformulada para atender as necessidades atuais de capacitação e aprimoramento profissional com foco na TECNOLOGIA e processos de inserção de profissionais no mercado de trabalho. Nossa equipe de consultoria e qualidade promove eventos abordando os temas atuais do mercado de trabalho de interesse dos profissionais e empresas.
A diretoria da APBM sob o comando do Presidente Dr. Edgar Garcez Junior traz uma série de inovações para a comunidade biomédica e para os acadêmicos de biomedicina.
Em 2016 o CRBM1 iniciou um programa de capacitação e aprimoramento para os inscritos da jurisdição e por iniciativa e solicitação dos biomédicos inscritos resgatamos a APBM que estava latente e em estado de vacância para que participasse ativamente deste programa. Foram feitas alterações estatutárias na associação, convocada nova eleição dos membros e a filiação da APBM junto a associação brasileira de biomedicina.
Desde então a Associação Paulista de Biomedicina vem participando junto com o CRBM1 dos eventos destinados a capacitação e aprimoramento, nos eventos ligados a promoção da profissão e nos eventos de assistência a população. O Estado de São Paulo concentra um número considerável de profissionais biomédicos e a retomada da APBM vai proporcionar ótimos resultados para os profissionais e para a nossa profissão.